O mito das “Mãos Habilidosas”

Compartilhe ►

Quando escolhi fazer neurocirurgia sempre alguém vinha com essa conversa. Tem que ter “mão boa”, mas sempre a forma de falar me remetia a uma abordagem messiânica da “mão boa”. Como se alguns nascessem com as mão habilidosas e outros não. Na sociedade que vivemos não é incomum termos essa ideia de predestinação, pessoas nascem habilidosas e outras não.

Na neurocirurgia, sem dúvida, vemos com freqüências pessoas que tem uma extrema facilidade no aprendizado de técnicas microcirugicas e outras relacionadas a cirurgia. Entretanto meu questionamento é que além dessa habilidade existem outras que são desenvolvidas e que suplantam alguma dificuldade no inicio da aprendizado.

Olhando para história da neurocirurgia e outros grandes mestres da neurocirurgia vemos diversos fatores em comum que “fazem” essa “mão habilidosas”surgirem. Irei destacar alguns que me chamam atenção.

Dedicação
Talvez essa seja o grande mistério para mim. É impressionante como algumas pessoas conseguem ter um foco e objetivo claro. Não se trata de apenas quantas horas por dia se dedica a uma tarefa mas sim a eficiência num treino árduo.

Oportunidade
Quando se fala em oportunidade já se pensa num fenômeno quase magico. Mas não falo disso e sim pequenas oportunidades que sugem diarimente e muitos não percebem.

Criatividade
Superar obstáculos é a nossa rotina. E felizmente algumas pessoas conseguem reverter problemas em grandes oportunidade com uma solução inusitada, talvez esse seja a definição para mim de criatividade.

Rede de contatos
Muito confundido por alguns com se relacionar para obter vantagens. Mas não é isso, é justamente o contrario é se relacionar de forma espontânea mas permitindo trocas de informações que serão úteis a todos.

Publique
Se expor é essencial. É sair da linha de conforto, discutir mostrar seus resultados de forma transparente e suas dificuldades. Só assim poderá melhorar. Se esconder e não falar ou escrever não ajudará em nada.

Um bom time
Talvez esse seja um dos grandes segredos. Não imagino um grande cirurgião sem uma grande equipe. Temos uma relação de interdependencia. Uma parte ruim comprometerá todo o resultado. O local do seu treinamento também é essencial nisso. Se você nunca viu não saberá fazer. Treinar num bom time e trabalhar num bom time.

Um bom mentor
Pessoas que são tidas como “mãos habilidosas”se cercam de pessoas que com frequencias terão “mão habilidosas” Seria isso um vírus? Não!!! os grandes mestres formam outros grandes mestres. Existem pequenos conselhos ou dicas que podem transformar uma pessoa ainda mais quando isso vem de alguém de destaque numa área.
Para mim o objetivo desses mitos são dizer:  não tente ser bom isso é para poucos. Aos poucos acho que já estamos percebendo que isso só prejudica.

 

Autor: Júlio Pereira